Quem não deseja comprar um imóvel e, com o passar do tempo, ele passar a valer muito mais do que quando comprou? A valorização do imóvel ocorre devido a alguns fatores. Isso depende de como o proprietário vai gerenciar as reformas e as melhorias do local, o que pode ajudar muito a valorizar um imóvel. Logo, pode-se dizer que é preciso agir com inteligência.
Alterações na estrutura podem ser necessárias, a pintura poderá ser renovada e detalhes na parte hidráulica poderão exigir manutenção. Saiba que tudo isso precisa ser analisado com calma, para que as melhores decisões com relação ao imóvel possam ser tomadas.
Neste post, abordaremos várias questões que deixarão claro o que valoriza um imóvel. Se quiser saber mais sobre a valorização dos imóveis e obter dicas para agregar valor à sua casa ou apartamento, continue a leitura!
Aplicar em imóveis é um dos investimentos mais seguros que existem. Isso porque comprando um bem do mercado imobiliário, o comprador garantirá um patrimônio próprio. Esse setor não sofre com as oscilações do setor financeiro do país. Vale salientar que o cenário do mercado dos imóveis é promissor.
Há muitos fatores que influenciam diretamente a valorização de um imóvel, e nem sempre é preciso fazer grandes reformas. Algumas modificações são simples. Veja quais são elas!
Um dos setores com maior solidez econômica é o mercado imobiliário. Vale ainda ressaltar que, investindo em imóveis, o proprietário não tem só o rendimento dos aluguéis a receber, mas inclusive com a valorização do bem.
Para que tudo corra de acordo com o esperado, é preciso fazer uma pesquisa de como está o mercado de imóveis e a economia do país. Uma dica nesse quesito é observar a Selic, que é uma ferramenta político-monetária do Banco Central usada para o controle da inflação.
A localização da propriedade é um fator de suma importância para a valorização do imóvel. Empreendimentos localizados no centro da cidade geralmente têm o valor aumentado com mais facilidade do que aqueles mais retirados.
Tal fato ocorre porque nesses bairros tem mais opções de comércio e de mais algumas peculiaridades, tais como:
Sem contar que uma casa que está bem localizada tem maior qualidade nos recursos, como água, luz e saneamento básico.
Outro fator que influencia diretamente a valorização do imóvel é a conservação e as características físicas dele. Quando um imóvel está com uma aparência de malcuidado ou apresenta problemas na estrutura, até uma pessoa leiga percebe os problemas e acaba não se interessando em comprá-lo.
Se a grama estiver alta e a pintura estiver desbotada ou feia, logo surge o pensamento de que a propriedade está abandonada ou descuidada, o que pode desvalorizar o imóvel. Sendo assim, se você for um vendedor ou comprador, fique atento a esses detalhes.
É fundamental que o imóvel a ser ofertado ou comprado ofereça segurança para os moradores. Ele precisa estar em uma região em que a população, de modo geral, veja com bons olhos. Outro ponto interessante é verificar se o imóvel dispõe de monitoramento de câmeras, portão ou cerca elétrica.
Os materiais de construção utilizados devem ser de boa qualidade. A escolha de todos os insumos precisa ser feita de maneira minuciosa, quando se vai construir ou reformar uma moradia.
Dentre os principais materiais, estão:
Existe ainda uma infinidade de materiais que serão usados, desde a fiação até a parte do piso ou porcelanato. Pense com carinho e não opte por materiais mais baratos. Às vezes, o custo-benefício é o que mais vale a pena.
O acabamento de uma casa ou apartamento é parte fundamental para a valorização de um imóvel. Tome cuidado ao escolher a tinta que será usada nas paredes e não se esqueça de colocar janelas e portas que combinem com a estrutura e o design escolhido. Essa é uma parte que tem grande impacto no valor de uma propriedade.
Ainda que um imóvel seja um investimento que não tenha um retorno financeiro imediato, ele pode se converter em uma ótima oportunidade de lucrar.
Para que a lucratividade seja aumentada, são necessários alguns cuidados. Todos eles estão relacionados aos cuidados em preservar esse bem.
Separamos a seguir algumas dicas, veja quais são elas!
Pode não parecer, mas a pintura do local é algo que demonstra cuidado e respeito por parte do dono do local. Renovar a cor da sala, cozinha, varanda e quartos não sai muito caro.
Com gastos razoáveis, é possível valorizar ainda mais o local e influenciar um potencial comprador ou inquilino na sua decisão de alugar ou adquirir o imóvel.
Não cuidar da iluminação pode colocar os moradores do local em perigo. Vale ainda salientar que casas com interruptores quebrados ou que não funcionem causam má impressão.
A dica é fazer manutenção preventiva na fiação, revisando a rede elétrica e trocando itens que estão com defeito.
Geralmente as cozinhas e os banheiros podem ser planejados. Deixe esses cômodos montados para que as pessoas possam se mudar e usufruir desses móveis. Essa é uma opção que pode parecer desnecessária para você, mas que com certeza fará toda a diferença entre um sim ou um não de seu cliente.
Então, agora que você já sabe o que valoriza um imóvel, não deixe de colocar as nossas dicas em prática. Dessa maneira, com certeza você fará grandes negócios e terá bons resultados quando for fazer alguma negociação, seja de compra ou venda de uma propriedade
Fonte: Imovel WEB